Notícias

29/10/2013

Administração da FAE realiza Seminário na Câmara de Vereadores de Erechim

A turma do 8º semestre do curso de Administração da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) participou na noite de quarta-feira (23) do Seminário sobre Gestão da Qualidade Total na Câmara de Vereadores de Erechim. O encontro foi promovido pelo professor da Disciplina de Gestão da Qualidade, Dulcimar José Julkovski. Esteve presente assistindo o Seminário a turma do 4º Semestre de Administração. 

A Gestão da Qualidade Total consiste em uma estratégia de Administração para criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais de uma empresa, criando uma cultura organizacional em que todas as transações são entendidas e realizadas corretamente, onde os relacionamentos entre funcionários, clientes e fornecedores são bem sucedidos. Essa procura por satisfação interfere diretamente no trabalho do Administrador que deve liderar a busca pela melhoria contínua de todos.

Os alunos foram divididos em cinco grupos com assuntos distintos onde foram relacionadas temáticas vividas na Gestão da Qualidade Total das organizações, procurando dar um caráter prático e dinâmico para cada tópico em relação à realidade vivenciada no contexto atual. A prática foi recebida e realizada de maneira positiva pela turma. “Essa atividade desenvolveu a oralidade, fez com que pudéssemos vencer a timidez de falar em público e nos posicionar de maneira crítica construtiva frente às situações atuais”, comentou a acadêmica do 8º Semestre, Aline Sychocki.

O professor Dulcimar desafiando a turma a realizar uma atividade fora da sala de aula propiciou uma experiência inovadora na vida dos acadêmicos.  “Os alunos puderam relacionar os assuntos abordados no seminário com a ementa proposta da disciplina, melhorando o entendimento e as interfaces da matéria, desenvolvendo a cultura da melhoria contínua, base de todos os programas de qualidade”, explicou Dulcimar. O Seminário teve por finalidade ensinar pesquisando, revelar tendências e aptidões para a pesquisa, levar os alunos a dominar a metodologia científica de uma disciplina, ensinar a coletar material para análise e interpretação, colocando a objetividade acima da subjetividade, sistematizar fatos observados e refletir sobre eles.

A Gestão da Qualidade Total deve ser praticada por todas as empresas e por todas as pessoas.  “Poder perceber essas afirmações sob diversos pontos é importante, pois ajuda a entender de forma sistêmica esse assunto importantíssimo que é a qualidade”, afirmou o acadêmico do 4º Semestre, Samer Nicolas Issa, que estava na plateia assistindo.

Todos acadêmicos tiveram a oportunidade de expressar opiniões e falar em público, treinando a oralidade e a desinibição. De acordo com os estudantes do 8º Semestre, Ivan Vicari e Douglas Noval, a prática do seminário permitiu conhecer outras opiniões sobre os assuntos abordados na Gestão da Qualidade Total e proporcionou uma experiência única para os acadêmicos.

Como método de avaliação foram considerados os requisitos de cada participante na exposição oral sobre os aspectos de cada conteúdo abordado, domínio do assunto e clareza nas informações, vocabulário simples e claro com boa dicção e encadeamento lógico dos assuntos. Também, como forma de melhoria contínua, os alunos puderam autoanalisar-se e avaliar os demais, permitindo uma troca de informações coletiva.